Parte - 3: Os Manipuladores do Amor

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 17:44



Se as Palavras Pudessem Matar...

(...) o manipulador(...) (...) O objectivo dele continua a ser caluniar-nos, culpabilizar-nos, fazer-nos perder a noção da realidade, fazer-nos zangar, deixar-nos sem escolha, criar um sentimento de insegurança... destabilizar-nos. Este procedimento permite que o manipulador readquira um simulacro de controlo sobre a discussão. Aliás, acaba muitas vezes por concluir que «você está a criar uma tempestade num copo de água»!
O modo de percepção do manipulador e os seus processos cognitivos são perturbados no sentido patológico do termo. Você nunca deixará de se interrogar sobre a irracionalidade do raciocínio deste parceiro. A comunicação perde o seu sentido. É pervertida para se transformar numa arma de controlo e de poder sobre nós.
Uma das minhas amigas enfermeiras no campo psiquiátrico foi literalmente vampirizada por um amante manipulador perverso (para mais ginecologista). Na altura do seu intercâmbio amoroso, ele murmurava-lhe de maneira repetitiva: «Terei a tua alma.» Quase que o conseguiu, pois ela teve que ser hospitalizada por várias vezes por causa de uma astenia inexplicável... Ela própria, na ocasião, não compreendia o que tinha. (...) (...) Deixa portanto o domicilio e vai refugiar-se em casa dos pais. (...) (...) No entanto, mesmo três anos depois guardará as sequelas. Acordará às 4 h da manhã, hora à qual « o homem que queria a alma dela» tinha o hábito de acordar para ter relações sexuais. 
O Impacto psicológico das palavras é fenomenal.  Pequenas palavras podem traduzir uma grande violência. Ressoam em nós como o faria uma martelada sobre a nossa cabeça.  (...)

(...) O manipulador não relativiza. Utiliza abundantemente as palavras «sempre», «nunca», «de todas as maneiras», «nada», «tudo», «esquece», «nulo», etc... As suas maneiras de pensar são da categoria do «tudo ou nada» (cognições dicotémicas), por exemplo: se não for perfeito será portanto nulo. (...)

(...) O manipulador apressa-se (...) qualificá-lo de «susceptível», de «hipersensível», de «paranóico» ou de «desprovido de humor». A troça parece excitar muito as personalidades narcísicos, salvo se esta for dirigida contra eles, é claro!
Depreciar outra pessoa implica um objectivo paradoxal: a gratificação pessoal do manipulador ou do perverso. Entre todas as expressões desvalorizontes, citemos alguns exemplos retidos pelas testemunhas: « És uma mulher fácil, uma ordinária, ou ainda uma puta.» As insinuações («se falhaste a tua vida antes, há-de ter sido por algum motivo»), os juízos definitivos («Pobre impotente! », «Covarde!», «Não és uma boa mãe»), as perguntas irónicas («Como é que se pode ser tão estúpido?» e as alcunhas maldosas (» a gorda» sucedem-se, sempre parecidas! ( A Lista é comprida!)
Conhecemos a incidência catastrófica das depreciações regulares dos pais sobre a evolução da criança. frases do estilo «És uma nulidade! Que vamos fazer contigo?» poderão dar completamente cabo de uma criança. O efeito é do mesmo modo devastador no adulto, pois o que foi construído poderá ser destruído em alguns anos. o assédio psicológico é de uma violência inaudita. (...)

(...) o manipulador, em geral, torna-nos a dianteira suspeitando de que somos doidos ou frágeis. Sugere-nos que consultemos um psiquiatra para nos tratarmos.  Esta última injunção não é evidentemente um pedido motivado pela preocupação de melhorar as relações mútuas, ainda menos uma crise  de inquietação quanto a verdadeiras perturbações psicológicas que nos digam respeito.  Trata-se antes de uma nova forma de nos desvalorizar. Segundo ele ou ela, você é tão nulo, você é tão louco!!(...)

(...) «Podemos avançar que o perverso, que virou mestre no manejo da realidade, é também um especialista na destruição da dimensão subjectiva no outro

Isabelle Nazare- Aga

Grafismo David Ho

Ver os outros trechos da autora:


Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...