Parte - 1: Manipuladores do Amor (nem se mostram, só muito mais tarde)

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , , , | Posted on 21:52




MANIPULADORES

Quem é que não conheceu já um verdadeiro manipulador? Os traços estão lá desde o início de forma tão subtil. Só mais tarde, eles mostram o verdadeiro veneno de que são feitos. Eles isolam de forma discreta e silenciosa as pessoas que manipulam.


« CADA UM TEM A SUA DEFINIÇÃO DO AMOR. MAS A MAIORIA DAS PESSOAS está de acordo num ponto: o amor que o outro nos tem deverá elevar-nos, fortalecer-nos, estimular o que houver de mais vivo em nós, fazer emergir o que houver de melhor em nós... O amor que o outro nos tem deverá contribuir para fazer crescer o amor que nós temos por nós mesmos. E não o inverso.

Você Encolhe como uma Planta... Murcha.

«Eu era Achincalhada em permanência», diz-nos Diane.

(...) o manipulador perverso (...) O seu pensamento não é criador: é estratégico. (...) Não sente culpabilidade e não tem nenhum escrúpulo. Aliás, ele não duvida: afirma.  A sua megalomania impede-o de respeitar os limites de outrem e até de ter confiança nos outros.  Diverte-se a provocar o constrangimento utilizando termos sexuais, muitas vezes sem disfarce e grosseiros.  (...)
A perversão sexual é efectivamente uma componente muitas vezes presente nos perversos. (...)
(...) O laço amoroso que se cria com um manipulador parece diferente no homem e na mulher. (...)
(...) O homem manipulador poderá apresentar-se como um ser encantador e simpático. Mas também se poderá ter uma impressão totalmente inversa dele, impressão que ocasionará repulsa. Só que esta não dura! (...)

(...) O Manipulador seduz enganando o outro sobre a sua natureza verdadeira. A sua finalidade não é amar o outro e dar, mas sim prender o outro numa armadilha por meio de gestos, atenções, palavras e acessórios atraentes que deixam prever um futuro muito agradável, e até ideal. Uma vez que o manipulador tenha conseguido exercer o seu domínio sobre o outro e que esse outro esteja completamente subjugado, enfeitiçado, estas atitudes desaparecerão imediatamente, o que é profundamente destabilizante para o novo parceiro. Estas «coisas lindas» apenas tornarão a aparecer na presença de um público, e só se o manipulador tiver interesse nisso.
A sedução baseada na mentira e no engano é portanto uma manipulação. vigariza o outro sem que ele saiba. Falta ética ao manipulador. No entanto, há nele a característica de fazer acreditar por algum tempo que a tem, como toda a gente! (...)

(...) Todos os testemunhos de vitimas de um manipulador mostram que as atitudes do príncipe mudam radicalmente quando um acontecimento compromete os protagonistas do casal, como: Gravidez ou primeiro filho; vida debaixo do mesmo tecto... (...)

(...) Para um manipulador, o casamento é apenas uma marca: a do fim do processo de sedução e a do inicio da segunda parte da fase de dominação. Os esforços de sedução efectuados até essa altura desmoronam-se com rapidez vertiginosa!! (...)

 (exemplo: deixam de jantar em casa; retornam a altas horas da noite; os amigos são mais importantes do que a esposa dentro de casa à espera...)

(...) Uma das caracteristicas das persoanalidades manipuladoras é a versatilidade ( ser versátil = ser instável, inconstante). Mudar de opinião é uma coisa que nos acontece a todos: não se trata no entanto de uma manobra. Admitimos que acabamos de mudar de ideia e somos capazes de explicar os motivos que nos levaram a agir daquele modo. Os manipuladores, esses, nunca confessam que mudaram de opinião. Não hesitam um segundo em acusá-lo de inventar uma versão que eles ignoram totalmente. Juram que nunca disseram tal coisa! (...) (...) O manipulador não confessa, nega as evidências...(...)
(...) o «desinteresse afectivo». Essa verdade, nunca será revelada por um manipulador...(...) Se você exprimir as suas dúvidas sobre a fidelidade dele, insurgir-se-á tratando-a de louca ou acusando-a de o estar a enganar a ele! (...)

(...) A possibilidade de um verdadeiro diálogo com um mentiroso é um logro. Faça a experiência e verá. Tenha confiança naquilo que observa e nesses factos estranhos que o fazem sofrer... Aprenda a detectar as contradições entre o discurso e os actos do outro.  (...)

(...) PARA EXERCER MELHOR O SEU PODER, O CÔNJUGE MANIPULADOR TENTA, POR meios subtis e progressivos (nem se dá conta disso, de tal forma é o jogo subtil) eliminar de entre os que convivem consigo aqueles que possam representar um perigo para ele, isto é, um contrapoder: médico, psicoterapeuta, mas, sobretudo os seus amigos e alguns membros da família. Ele não o interdiz abertamente, mas irá sugerir-lhe que não fale com ninguém «dos vossos problemas como casal, que não interessam a estranhos». (...) Esse mesmo que reforça uma outra impressão: a de que não acreditarão em si e não o irão compreender.  O manipulador irá afastando os que lhe são mais chegados para observar em seguida que ninguém se interessa suficientemente por si!!! Todos os manipuladores odeiam as raras pessoas que convivem consigo e que compreendem imediatamente com quem têm de lidar. A sua raiva duplica-se contra aquele que seria capaz de lhe abrir os olhos logo na fase de tomada de posse. (...)

(...) Como procede um manipulador para afastar os outros de si ou vice-versa:  permanece em silencio; aparenta não estar interessado em nenhuma conversa; retira-se; mostra-se impaciente... Pelo contrário, poderá mostra-se sorridente e encantador logo que os presentes lhe dêem a ocasião de ser admirado. Depois, na intimidade, a máscara cairá: as criticas sobre uns e outros multiplicar-se-ão....(...)

(...) os amigos (...) eclipsaram misteriosamente (...)

[ lembre-se, o manipulador faz-se de simpático para todos os que estão no exterior, ocultando a sua verdadeira personalidade do ambiente doméstico. Por isso ele diz que os outros, se for dizer a quem quer seja de fora, que vão gozar ou dizer que está louca... é tudo um jogo do manipulador, e este não tem Cura!! Um manipulador nunca se cura!!! *]

(...) manipulador perverso e consciente. Uma espécie de predador extremamente perigoso. Os manipuladores são decerto indivíduos nefastos(...) a maioria dos perversos tem perfeita noção consciência dos seus actos. Reduzem o cônjuge a nada. Fazem constantemente «testes» para verificar onde se encontra o ponto de ruptura do outro. Até onde pode um individuo suportar a desvalorização, a humilhação e a degradação progressiva? Os perversos gozam com esse espectáculo. A sua razão de ser: tomar o poder e possuir o outro. Estão muito sequiosos da nossa alma e têm fome. Muita fome. (exemplo: tenho fome de ti, dizem!!)


(...) A mentira, tanto de um lado como do outro, é o seu anteparo. Detesta ser apanhado em flagrante e poderia tornar-se violento no caso em que lhe mostrassem a prova. (...)


NOTA: Irei acrescentar mais trechos do livro que estou a ler de Isabelle Nazare-Aga.


Isabelle Nazare-Aga 
Formada em  Psicomotricidade, Terapias Comportamentais e Cognitivas e em Programação Neurolinguística-

D'origine Québécoise, elle est née cependant à Paris. Perse par son grand-père paternel (Nazare-Aga Khan), son père était conseiller financier en placements boursiers, sa mère kinésithérapeute, formée aux psychothérapies émotionnelles et à la sophrologie. Ses parents ont divorcé lorsqu’elle avait 8 ans. Elle a un frère. Elle passe son bac scientifique à 16 ans et demi puis entre à la faculté de médecine de la Pitié-Salpêtrière pour devenir psychomotricienne. Elle suit parallèlement des études de thérapie comportementale et cognitive. Elle est diplômée d’État en psychomotricité de la faculté de médecine de la Salpêtrière et également sophrologue et praticienne en programmation neuro-linguistique. Depuis 1990, elle exerce en cabinet libéral. En 1997, elle reprend les études en Faculté de médecine pour préparer le diplôme universitaire de stress et traumatismes majeurs (victimologie).

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...