CINEMA PARADISO

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 21:44




CINEMA PARADISO

Uma canção de amor ao cinema!

Cinema Paradiso (1988), obra prima de Giuseppe Tornatore já faz parte do seleto rol dos “clássicos” do cinema. Estreando em seu País de origem por duas vezes, foi um verdadeiro fracasso, mas com esta versão reduzida e definitiva, ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Cannes e o Oscar como melhor filme estrangeiro. Cinema Paradiso, como bem disse Rubens Ewald Filho, é uma declaração de amor ao cinema! Um marco do “Novo Cinema Italiano”.

Trilha musical a cargo de Ennio Morricone, fotografia esmerada e atores de primeira grandeza fizeram com que esse filme ficasse e vai ficar marcado na lembrança dos amantes da sétima arte. Seu final é antológico! Não há como não se emocionar ao ver o presente que o velho projecionista deixa para seu amigo e pupilo. Para quem já viu, reveja. Quem ainda não o assistiu, é “dever de casa” obrigatório. Aos cinéfilos que se prezam, deve fazer parte dos chamados “filmes de cabeceira”.

Sobre Giuseppe Tornatore:

“Giuseppe Tornatore é daqueles diretores de um filme só. Depois do sucesso avassalador de "Cinema Paradiso", que ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro em 1990, o que se seguiu nunca chegou à altura deste hino de amor ao cinema. ”... (Crítica sobre o filme “Malena”).


É assim que parte dos críticos de cinema “vêem” este diretor competente. Aponte-me algum diretor (sem contar com Chaplin, Hitchcock, Bergman e mais alguns) que consegue manter a quase genialidade em suas produções. Críticas desse tipo são no mínimo levianas! Malena é um belo filme sim! O que incomoda a muita gente é quando "mexem" no universo social hipócrita dos seres humanos. Vale a pena assistir.

Do mesmo diretor: “O Homem das Estrelas" e "A Lenda do Pianista do Mar". Assistam e me digam se Giuseppe Tornatore é diretor de um filme só...

Yon Rique



Ficha técnica

Título: Cinema Paradiso

Título Original: Nuovo Cinema Paradiso

Origem: França/Itália

Direção: Giuseppe Tornatore

Elenco: Philippe Noiret, Jacques Perrin, Antonella Attiu, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullota, Marco Leonardi, Pupella Maggio, Leopoldo Trieste, Salvatore Cascio

Ano de Produção: 1989 – 121 minutos

Música tocando: "Io che amo solo te" Ornella Vanoni

Comments (1)

  1. Naninha...isso é INCRÍVELLLLLLLLLLLLLLL!!!

    Achei Tu!

    Xoidades e mil bisoussssssss

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...