Salomé e João Baptista - 02

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , , , | Posted on 15:03


O nome Salomé aparece pela primeira vez em “História dos Hebreus” da obra Antiguidades Judaicas de Flavio Josefo, historiador judeu que teria vivido no primeiro século de nossa era.
Nesse livro, há um registro da árvore genealógica de Herodes, no qual é citada Salomé como filha de Herodíades com Herodes Felipe, Tetrarca da Itureia e de Traconítide; Herodes era filho de Herodes o Grande e de Mariana. Herodíades, porém, não respeitou as leis judaicas, abandonando seu primeiro marido para desposar Herodes, seu cunhado, que usurpou o trono de Tetrarca da Galileia. 

Há, pois, um registro histórico da existência de Salomé.  

 por, Maria de Pompéia Souza - UCSAL
 



HERODIAS E SALOMÉ
Mãe manipuladora e filha sedutora


Criar filhos da maneira que Deus deseja implica saber ponderar e orar. (Joice Rogers)


Herodias, que viveu em Tiberíades, a capital construída por seu marido no litoral situado a sudoeste do mar da Galiléia, era uma mulher fora de controle. Engenhosa, ambiciosa má e astuta politicamente falando, Herodias não se detinha diante de nada quando queria alcançar seus objetivos.  Herodias e seu primeiro marido, seu tio Filipe, tinham uma filha chamada Salomé. Quando Herodes Antipas, irmão de Filipe (enteado de Aristóbulo, pai de Herodias) visitou Filipe, ele e Herodias ficaram imediatamente atraídos um pelo outro. Herodes Antipas era mais poderoso que Filipe. Herodias viu nisso sua chance de obter mais poder e uma posição melhor, bem como de aumentar sua fortuna. Assim, insistiu para que Herodes se dirvociasse de sua esposa; ela separou-se do marido e casou-se com Herodes Antipas. Esse casamento incestuoso foi muito ofensivo aos judeus.  Herodias despertou definitivamente o que havia de pior em Herodes, o que fica patente no relato da decapitação do corajoso pregador João Batista, o único que se atreveu a se levantar e a reprovar o inescrupuloso casal. Herodias odiava João Batista porque ele não teve medo de chamar sua aliança com Herodes de pecado. Ela queria sentenciar João à morte (Mc 6.19)*, mas Herodes estava amedrontado e fascinado por João. Gostava de ouvi-lo pregar, mesmo quando João o confrontava com a verdade, e tinha medo da reação do povo se algo acontecesse àquele pregador tão popular.  O ressentimento e a raiva de Herodias infeccionaram como uma ferida. Sua oportunidade de vingança, finalmente, chegou por ocasião do aniversário de Herodes. Os líderes políticos e militares vieram comemorar com ele numa grande festa, que aconteceu no palácio situado em Maquero. Salomé, filha de Herodias, jovem sensual, dançou tão atraentemente, que Herodes ofereceu à garota qualquer coisa que lhe pedisse, até a metade de seu reino. A mãe da moça já tinha em mente um pedido e não era a metade do reino. Herodias sabia que o marido era um homem inescrupuloso e cruel, além de violento e orgulhoso, e o embaraço de voltar atrás em sua oferta feita a Salomé diante de todos seria uma humilhação intolerável para ele, mesmo que isso custasse a vida de um inocente. Algumas vezes, a manipulação de uma mulher pode direcionar as manobras políticas e o poder que está nas mãos de um homem. Obviamente, Herodias tinha influenciado Salomé com sua obsessão, pois a filha aderiu ao pedido de sua mãe. Salomé não apenas pediu a cabeça de João Batista, mas também pediu-a “imediatamente” e num “prato”. O ódio obsessivo não apenas leva a tirar a vida de uma pessoa, mas também costuma contaminar outros. Pelo Exemplo, influência e manipulação, Herodias levou sua filha a pecar. – como cúmplice no assassinato de um pregador de Deus. O marido e a filha foram meros instrumentos nas mãos de Herodias, que planejou e orquestrou o trágico crime.

( Texto extraído de Usina das Letras )


Marcos, 6.19: E Herodias o odiava, querendo matá-lo e não podia.




Salomé foi uma linda princesa, enteada do rei Herodes. Obcecado por ela, vivia implorando-lhe que dançasse para ele, mas Salomé era apaixonada pelo profeta João Batista. O profeta no entanto, era um homem de Deus e evitava olhá-la para não cair em tentação. A princesa foi persuadida por sua mãe a se vingar e dançou a Dança dos Sete Véus para o rei, que enlouquecido de paixão disse a ela que pedisse o que quisesse. Salomé, mais uma vez influenciada pela mãe, exigiu a cabeça do profeta numa bandeja de prata. Vendo a cabeça de João Batista na bandeja, Salomé horrorizada e sinceramente arrependida, disse que finalmente ele olhou para ela. 



Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...