Blimunda era especial - o meu dom não é heresia

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 18:49



Blimunda
O Papel da Mulher em Memorial do Convento
Elizabete Costa Malheiros

Através da personagem chamada Blimunda e por meio da sua capacidade extraordinária de ver o que realmente há no mundo, o narrador pode olhar por dentro da história do século XVIII e enxergar verdadeiramente os deslizes religiosos e morais mostrando a corrupção da Igreja, os excessos da nobreza, bem como o investimento caríssimo de D. João V na construção do Convento de Mafra, a acção da Inquisição, instalada em Portugal para atender os interesses da Coroa, visando o seu enriquecimento através dos bens tomados aos judeus e a imagem verdadeira de uma sociedade que escondia suas fragilidades: a sujeira, as doenças e, sobretudo as grandes diferenças sociais.

Blimunda: a simplicidade e o amor verdadeiro 

Mas à personagem feminina Blimunda, José Saramago dá características fortes de sensualidade e de inteligência. Através de Blimunda, o autor trata as grandes dúvidas e as grandes inquietações do ser humano em relação à morte, ao amor, ao pecado e à existência de Deus. Ela representa a vida do povo. Blimunda é verdadeira, sem subterfúgios, mulher de poderes sobrenaturais, cuja mãe, Sebastiana Maria de Jesus, por ter poderes semelhantes, é vista como feiticeira e por isso é banida para Angola depois de ser salva do fogo da Inquisição. Blimunda vive de forma livre num mundo onde não há
regras nem formalidades que a escravizem. Ela é o oposto da rainha que vive num mundo diferente. Um mundo em que recebe do padre seu confessor ensinamentos para resignar-se com as traições do marido, inclusive aquelas cometidas com as freiras nos mosteiros, a quem ele “emprenha” uma após outra.

 Blimunda é o que é. Apesar da vida simples e muito pobre é-lhe dado o direito ao amor, à liberdade e à felicidade.

“Apesar de sentir-se encantado por ela, Baltasar na sua simplicidade não consegue entendê-la. A magia que envolve Blimunda deixa-o curioso. Uma mulher que come pão ao acordar, antes de abrir os olhos, porquê? Ele procura respostas em alguém inteligente e estudioso, como o Padre Bartolomeu de Gusmão, conhecido como " o Voador ". Mas este apenas declara: Só te direi que se trata de um grande mistério, Voar é uma coisa simples comparado com Blimunda.''

Ver por dentro

A cumplicidade e a fidelidade entre Blimunda e Baltasar faz com que ela o confesse: " Eu posso olhar por dentro das pessoas ". Ela que só tem tais poderes se estiver em jejum, por isso come antes de abrir os olhos. Daí Blimunda, numa atitude amorosa e protectora poupar Baltasar e a ela mesma quando promete que nunca o verá por dentro. Blimunda é inteligente e conhece as diferenças entre ela e a mãe no tocante às visões que ambas possuem.

O meu dom não é heresia, nem é feitiçaria, os meus olhos são naturais.
Diferentemente de Sebastiana, que tem poderes sobre naturais, Blimunda não vê o futuro, ela só vê o que está no mundo. Vê tudo aquilo que está dentro dos corpos, no interior da terra, por debaixo da pele. Na sua singular sabedoria, Blimunda reconhece que não vê a alma, talvez porque esta não esteja dentro do corpo. Diante da incredulidade de Baltasar, os poderes de Blimunda fazem-na ver:
um filho na barriga de uma mulher, cujo cordão umbilical está enrolado no pescoço;
uma pessoa com o estômago vazio;
um frade que leva nas tripas uma bicha solitária;
uma moeda de prata que é reconhecida por Baltasar como moeda de ouro, ao fazer umburaco no lugar indicado por ela


Blimunda era especial. Ela podia ver o que as pessoas comuns não podem ver: a essência, a verdade das coisas. E isso consiste em ver também o que é desagradável, o que é sujo e triste, o que todos nós preferimos não ver.

A metáfora da ”nuvem fechada”.
A ela não importavam os conceitos pré-estabelecidos, os dogmas, os ensinamentos recebidos. Ela questiona os santos, não consegue conceber santidade em pessoas comuns. Fica surpreendida quando, em jejum, não consegue ver Deus na hóstia. O que vê é uma
nuvem fechada, ou seja, o mesmo  que vê dentro dos seres humanos.

Não entende essa religião cristã que prega a divindade e a glória de Deus através de símbolos como a hóstia e as estátuas dos santos. Blimunda tem convicções sobre o pecado, a vida e a morte, que são diferentes do pensamento da maioria das pessoas comuns. Ela vê além, muito além das pobres crenças restritas que são praticadas pelos outros.


Ler o texto todo, LINK

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...