Adam Smith - O Pai Do Horror Económico
Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in Consciência , Economia , Sociedade | Posted on 17:47
Adam Smith, pai do Liberalismo Económico; igualmente considerado o Pai da economia moderna, é o grande responsável pela '' equivoca'' doutrina aceite pelo Mundo Ocidental que gerou o Capaitalismo tal como ele ainda hoje se encontra.
No seu livro '' A Riqueza das Nações '' afirma que não há necessidade do Estado intervir porque a economia era guiada por uma ''mão invisível'', só que a mão invisível, dizia ele, isto é pelas '' leis naturais'' (?) do mercado: a livre concorrência e a competição, que eliminavam os fracos e os deficientes(!!!).
O que ele chama de leis naturais, é a livre concorrência e a competência; em que os fracos e deficientes são eliminados, irradiados.
Ele acrescentava '' o individuo ao buscar o seu próprio interesse, embora sem fazer parte da sua intenção promove o interesse da Sociedade de maneira mais eficiente do que quando tem a intenção de promovê-lo''. Ou seja, as pessoas deixadas ao seu desejo e à sua ambição e à sua prepotência natural e ao egocentrismo, elas iriam enriquecer o estado. E quem não fosse capaz de ser prepotente, egocêntrico, competitivo... eram os deficientes que eram eliminados. Isto é a doutrina de Adam Smith.
Como é que uma Europa cheia de catedrais, igrejas aceitou isto como a base da sua economia? É bom que as pessoas saibam disto, para perceber como as coisas estão a acontecer.
Esta doutrina é idêntica à Lei da Selva, onde os animais não podem ser responsabilizados por não serem Humanos.
De uma palestra de Maria Flávia sobre o desastre económico.
Outros pensamentos filosóficos económicos deste homem, Adam Smith... « que o descarte de bebês indesejados era mesmo uma
profissão reconhecida e que gerava renda para muitas pessoas. »
« O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.»
« O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.»
Comments (0)
Enviar um comentário
Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?