Gaia, Urano, Saturno e Zeus e Gaia

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , , | Posted on 14:06


(source)
"Como é a História" 


Género: Mitologia

Autora: NãoSouEuéaOutra

 escrito no antigo blog, na data que segue:  21 de Novembro de 2008

Nâo personifico estes deuses, eles são ''entidades'' carregadas de energias.
 
Irrita-me a forma como as mulheres foram tratadas ao longo da história. Irrita-me essa crença que o primeiro homem ter-se-ia chamado Adão e que Eva tenha sido criada da sua costela. A intolerância para com o feminino é monstruosa. Tornaram o feminino, uma espécie de delinquente que só desvirtua a grande comunidade tribal chamada homem. O grande desrespeito para quem o gerou é a amostra da sua grande falta de humanidade perante o feminino.

A mania generalizada de colocarem o homem como criador da vida é nojenta. O homem apenas criou o mundo material; e isto quer dizer que ele criou os órgãos sociais onde se vende, ele criou as tecnologias, ele criou as estruturas físicas das habitações, ele criou as grandes indústrias. Foi ele que na sua arrogância intelectual criou os socialismos, comunismos, fascismos, com o único propósito de dividir o ser humano, forçando-o a pertencer a uma determinada classe ou ideologia politica. Foi ele que criou os grandes impérios da pornografia. Foi ele que criou as religiões. Todas as religiões ocidentais são criadas da cabeça do homem e todas elas dividem o ser humano. Até ao nível das cirurgias plásticas é o homem que está na frente, pois não se vê nenhuma mulher nos meios de comunicação a anunciar-se como cirurgiã plástica. É raríssimo ver uma cirurgiã, isto quer dizer quem em cada 100 homens cirurgiões, estão duas mulheres!! A única “culpa” e que nem sei se poderá ser chamada de culpa, foi o facto de Gaia – o segundo ser primordial a ser criado, porque antes era o Caos e este era indefinido – ter sentido falta de um outro ser ao seu lado, e por isso gerou Urano, o primeiro deus masculino. A mencionar que tanto o Caos como Gaia, geravam por si mesmos. Desta união de Gaia com Urano, foram gerados os 12 Titãs. Seis irmãos e seis irmãs. Os seis titãs foram: Oceanus, Céos, Créos, Hipérion, Jápeto, Cronos. As seis titânides: Febe, Mnemosine, Reia, Témis, Tétis, Téia




Apartir deste acasalamento entre a Terra – Geia ou Gaia e o céu – Urano inicia-se esta descendência que levará à “queda” das leis naturais da harmonia entre os pares opostos, com Cronos a iniciar a guerra, quando com a sua foice oferecida e criada por sua mãe Gaia, castra o pai pela posse do céu estrelado – segundo Hesíodo, Gaia terá pedido a Cronos essa morte -, tornando-se então o senhor e governador de todos os céus. Iniciando assim a segunda geração divina, a linhagem dos Titãs. Este, esposa por sua vez uma irmã, a Réia e com ela tem seis filhos. Segundo a mitologia grega, Réia pariu: Hades, Poseidon, Zeus e Héstia, Deméter, Hera. No entanto, o pavor de Cronos em perder o seu trono, pois ele próprio tinha destronado o seu pai, engolia os filhos todos, à excepção de Zeus. Réia enganou-o enrolando o que seria o filho, em trapos e dentro deles, colocou uma pedra e Cronos ávido e cego pelo poder engoliu não desconfiando. Já o seu pai, Urano que não suportava a feiura dos seus filhos, titãs e gigantes aprisionava-os no Tártaro, já que estes representavam a força “bruta” da natureza, pois eram filhos de Gaia. Talvez pelo facto de Urano não aceitar os filhos gerados com Gaia, esta não gostou daquela depreciação, por esse facto, terá construído a foice para se desfazer do seu marido, através de Cronos.

Ora como diz o ditado, quem sai aos seus, repete as façanhas, e então Zeus cresceu escondido dos olhares do pai Cronos, e quando se formou como homem, resolveu vingar-se. Então, servindo-se de uma figura feminina, Métis – a Prudência – filha do titã Oceano e primeira mulher de Zeus, pediu-lhe uma “receita” mágica para acabar com o pai. Prudência ou Métis com uma poção mágica seduz Cronos e este aceita-a e com ela acaba vomitando os irmãos e irmãs que haveria engolido durante o ataque de fúria para não ser destronado.

Assim acaba surgindo a terceira geração de deuses na mitologia grega, com Zeus a reinar os céus, com Cronos destronado. Daqui pode-se resumir que o medo, a ânsia pelo poder e controle começa com o homem personificado pelo Cronos, ainda que em Urano apenas, ele, não suportava a feiura dos filhos gerados de Gaia e portanto ele apenas negava as forças brutas da natureza e assim por dizer, era apenas uma questão de estética.

Será pela mão de Zeus que entra a primeira figura mulher, inserida numa personagem sedutora em nome da vingança masculina, porque ele sabe que o homem é frágil diante da elegância feminina. O nome Prudência significa que é uma qualidade sublime da inteligência, e que só uma mulher tem a capacidade inata de calcular a estratégia de fazer um homem cair nas suas mãos para atingir os seus fins, mas neste caso ela serve o homem e o seu reino e não as qualidades femininas da natureza. Dir-se-ia que aqui começa o primeiro “abuso” do homem para com a mulher ao utilizar-se desta para atingir fins que por ele próprio não consegue. Há assim portanto uma queda de valores, já que Cronos destronou seu pai Urano com as suas próprias mãos, e Zeus precisou de “usar” uma figura feminina, neste caso a sua primeira esposa, para atingir a sua vingança e deste modo acaba por denegrir por um lado a inteligência feminina, já que esta está ao serviço dele próprio e por outro lado, vemos que a Mulher passa a perder a sua posição matriarcal para estar submetida a uma ordem patriarcal.

Métis casada com Zeus, fica grávida e este ao saber da profecia de Gaia, que seria destronado pelo rebento que crescia na barriga de sua esposa, repete a façanha do seu pai Cronos. Engole a sua própria esposa grávida, que estava em gestação de uma filha, a Atenas. Consegue essa proeza ao instigar Métis para um jogo, em que cada um deve se transformar em um animal diferente. Métis, perde a sua clareza, ou a sua prudência, e transforma-se em mosca e Zeus aproveita a oportunidade e engole-a. Atenas sairá da cabeça do pai Zeus, já adulta com a ajuda de Hefesto. Portanto, uma deusa criada à imagem do homem e que lhe será fiel e logo não trairá a tradição patriarcal. Deste modo, Atenas que seria a herdeira do trono, não será porque é mulher, decisão tomada por Zeus, e assim a mulher começa a perder o seu lugar. Embora, Atenas, represente a inteligência, porque saída da cabeça de Zeus, esta não pode herdar um trono, porque é mulher e porque saída dele, será fiel ao seu pai, e daí Zeus não a ter matado quando ela nasceu da sua cabeça; apesar de todas as qualidades que lhe são inerentes, como patrona dos ofícios, da sabedoria, guerra justa, não é merecedora de um trono, apenas segue a linha de sujeitar-se à linhagem patriarcal.


Resumindo, não é a mulher que é causadora das desgraças, apesar de Gaia ter pedido que Cronos destronasse o seu pai Urano, este concerteza se viu tomado pela fúria louca do medo em relação à perca; e essa perca é acima de tudo em relação ao Poder. Concerteza que ele entendeu erroneamente o pedido de Gaia, e com isso acabou delegando aos seus descendentes o mesmo síndroma de fobia chamado “Medo de perder o Status social ou posição de comando” onde era o Rei, aquele que decide tudo à sua vontade, o Autocrata. Portanto é o homem que gere mal os seus poderes e quando ameaçado vinga-se e cria guerras. Importa saber que, foi Gaia quem delegou o poder, e este ao tê-lo acabou gerando ódios, vinganças, posses; com isto revela imaturidade em governar, já que não respeita os seus descendentes, pois engole-os todos. Talvez se Zeus soubesse que Métis estaria grávida de uma deusa, não a teria engolido, já que o domínio claramente visível do patriarcado, iniciara-se quando Zeus destronou Cronos. Se Zeus não fosse tão ávido por poder, Atenas teria sido a rainha do Olimpo e a história da humanidade, concerteza, teria seguido outro rumo. Cá para mim, a intenção de Gaia era construir uma terra baseada no feminino, veja-se que Urano após ser castrado, e o seu falo e testículos terem caído ao mar, da fecundação do esperma com a espuma nasceu a mais bela mulher, A Deusa do Amor – Afrodite. Quando Zeus engravidou sua primeira mulher, Métis, ela estava grávida de um ser feminino, e que após ter sido engolida por Zeus, Atena acaba sendo parida da sua cabeça. Portanto se Afrodite representa a inteligência do coração, Atena seria então a inteligência da mente, e essas duas deusas seriam o equilíbrio das forças dentro do ser humano, mas que foi cisado, porque Zeus, como se sabe, não a deixou assumir o poder como Governante. A ideia de Gaia teria sido essa, mas o homem ficou cego…

Portanto é injusto continuar a alimentar a imagem maquiavélica da mulher, que ela é a origem de todos os males. Ora, esclarecendo, se ela é a origem de todos os males, qual foi o mal que ela originou? Ter criado Urano!!! Então, o mal se chama Homem, partindo deste princípio, é ele que gera todos os males, como a guerra pelo poder. Isto seria uma base, para que o homem parasse de delegar à mulher todo o mal e olhasse o cisco que carrega no seu olho.


Veja-se, as mulheres dão vassouradas umas nas outras, mas não matam, como os homens!!


Veja-se: Os Construtores da Guerra, pois é assim que os chamo!


  • - Quem traiu Cristo, foi Judas.  Dizem que ele morreu por nós na cruz, por nossos pecados! Por amor de Deus vão comer favas. Ele foi morto, exactamente para que continuássemos cegos!
  • - Quem matou Hipácia de Alexandria, os homens que não toleravam a sua inteligência. A inteligência numa mulher cai sempre mal.
  • - Quem matou Ghandi, foi um Hindu fanático.
  • - Quem matou o homem, que tornou celebre a seguinte expressão: “ I have a dream…”, foi James Earl Ray ou os radicalistas e racistas segundo a opinião de outros. Martin Luther King Jr. não teve tempo para ver o estado em que a sua pátria se transformou, mas concerteza que hoje bate as palmas lá no túmulo pela vitória de Obama. Ou então, todos os negros mortos, encarnaram em Obama, para que a Justiça se faça!
  • - Quem matou Malcom x, o defensor dos direitos humanos, foram 3 homens, que disparam sobre ele.
  • - Quem originou tamanha guerra mundial, foi Hilter. Adolf Hilter, o grande ditador Alemão, o grande líder nazista e dos nazistas e nascido Austríaco; ditou o célebre “Mein Kampf” e a famosa noite das facas longas, onde exterminou os seus rivais… criou o maior assassinato em massa e acabou levando ao Holocausto, e portanto um dos maiores massacres ocorridos na humanidade. 
  • - Quem na idade média exterminou milhares de pessoas à fogueira, foi a igreja comandada por uma legião de bispos, cardiais, frades, padres…
  • - Quem matou John Fitzgerald Kennedy, foi um ex-fuzileiro naval, Lee Harvey Oswald.
  • - Quem matou Eloá Cristina Pimentel, foi Lindemberg Fernandes Alves, por ciúme.
  • - Quem matou Indira Priyadarshini Gandhi, foram dois dos seus guarda – costas. A mulher que previu a sua própria morte.
  • - Quem matou Federico García Lorca, foram os nacionalistas, um tiro na nuca e já está! O corpo atirado aos” porcos”, – uma metáfora – como se fosse larva, peste!
  • - Quem matou Alexandra Feodorovna, – a czarina da Rússia – foram os bolcheviques. Executaram uma família inteira.
  • - Quem matou D. Inês de Castro, «aquela que depois de morta, foi Rainha», foi  o rei D. Afonso IV, que não querendo sujar as suas próprias mãos, convidou Pacheco, Coelho e Gonçalves para praticarem o crime.
Isto são apenas exemplos, há tantos que  seria impossivel colocar aqui. Lembre-se apenas disto, a mitologia revela que eram os homens que engoliam os filhos… recorde-se de Cronos e de Zeus… até o próprio Urano que tinha problemas em assumir os inestéticos filhos gerados de Gaia. Lembre-se quem traíu Cristo e o levou à cruz! 



 

Escrevi este texto, há já algum tempo… acho que no dia em que deixei um comentário na Má, quando ela postou sobre a caixa de Pandora. Portanto, já lá vão umas semanas… Desde aí, tenho escrito prolificamente  e não postei nada do que escrevi!! Até custa a acreditar a quantidade de textos que escrevi e sobre o que escrevi!! 





Copyright – 2008 – Todos os Direitos Reservados

Alguns comentários à época, referente ao texto: 
Pois é, amiga,
E pensar que começou na história do Adãp e Eva…e veio o pecado original que herdamos.
Idade média, mulheres queimadas na fogueira, quando mostravam alguma sabedoria. E pensando bem, não faz muito tempo que começaram a nos dar um pouco de espaço. Não tinhamos direito ao estudo, ao voto…
Mulher \’Amélia\’, submissa.
Mas day by day…evil, devil…whatever, estamos chegando lá l!
Há homens nobres e cafajestes.
Há mulheres insignificantes e dignas.
Colocando na balança,
Não somos melhores ou piores,
Somos iguais.
Bju grande, querida 
Pukka
doloridíssimo ver-nos assim…. despedaçadas….

mas é o que está mesmo acontecendo…. na vida real…connosco!!! 


 

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...