Qual o lado... BI, I´M BI.

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in | Posted on 16:52

Dois lados convivendo, sem se anularem

Por conta das convenções sociais acabamos por amputar parte do que somos e, outras vezes seremos  algo que não somos. Este espírito de matilha é condenável ou para aligeirar, bastante suspeito. Deveríamos ter uma abertura maior para podermos questionar parte deste comportamento. Só seremos indivíduos únicos quando exercemos a nossa individualidade, e não quando usamos algo que todos usam. Da diferença nasce o respeito, a tolerância, a consciência... os opostos existem para a evolução, neste caso os opostos complementares, porquanto, os antagónicos apelam para a destruição/desunião.

Conforme dizia, as convenções sociais são castradoras. Nem todos, por exemplo, nascem à nascença aptos para serem ambidextros. Por conta da mentalidade vigente, portanto daquilo que é considerado correcto socialmente, castram-se pessoas e induzem-nas a seguir um caminho limitado. Se uma criança gosta de escrever ou tem a tendência para tal, porque razão forçá-la a usar apenas aquela mão que é socialmente aceite? Onde está escrito no livro da natureza humana que só a direita é a correcta?
A mesma pessoa que corta bem o pão com a mão direita, come com a esquerda, utilizando os pauzinhos de sushi na perfeição. Quem usa a direita diariamente, pouco consegue racionalizar com a esquerda, neste caso, utilizar pauzinhos de sushi para comer não deve ser fácil. Se já é difícil com a direita, com a esquerda é um desafio.

Às vezes não sei qual delas escolher. Presentemente, foi-me solicitada apenas o uso de uma devido a um problemazinho. Daí, vejo que esqueci desta particularidade, que reprimi. Mas a Grande Mestra - la vita - vem relembrar. Afinal, nem tudo desaparece, e, apenas adormece.


Actualmente direi, estou um pouquinho enferrujada... mas não consigo perceber qual a dominante. Escrevo rápido com as duas. No entanto, com uma sou disléxica e com  a outra, tenho a noção da formação da palavra. Ex. perguntar versus preguntar.

Portanto, percebi que os processos de racionalizar são ligeiramente diferentes no uso de cada mão. Uma torna-me mais aérea, enquanto outra mais meditativa, focada e racional e, até com maior capacidade para ouvir e escrever.

Comments (2)

  1. Minha mão direita é controladora e a esquerda é independente. Enquanto estou focado na mão direita (pois sou destro) segurando o mouse, a caneta, a xícara de café, a esquerda fica se mexendo com vida própria. Pega no cabelo, manuseia algum objeto próximo, coça o corpo. Mas, afinal, não é assim a própria mente? Um lado prende o outro solta, um lado é controlador, o outro libertino...

  2. oh, se há parte do corpo que procuro controlar intelectual e emocionalmente é a mão. estou em crer que terá sido essa a primeira parte do corpo humano a desenhar-se e, em caso de revolução anatómica, a primeira a rebelar-se :)
    já desligados das mãos, há mais hipósteses de serem elas a sobreviver do que o corpo que deixam para trás. nesse hipotético então, o cérebro seria apenas um museu. e o coração a mais ténue recordação da vida...
    um abraço, querida amiga!

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...