O Eu que eu sou

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 14:30


" – O Eu que eu sou– "

Género: Poesia
Autora: Carmen

«Fernando Pessoa disse: "Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe".»

Não quero ser
O Eu que eu sou
Quero ser o Eu
Fechado na masmorra
Dentro de mim!
Porque este Eu que vejo
Do negrume onde estou
Não sou eu…
Este Eu que sou
É uma sombra
E sombra eu não sou!

(Carmen)



Dissertação
por NãoSouEuéaOutra

Fernando Pessoa, foi uns desses Poetas que invariavelmente usou e abusou deste termo Eu Sou e o Outro. Recordo-me na época quando tentei dar um Titulo a este blog, o meu primeiro blog, em 2005. Nos primeiros dias, teve um outro nome que nem me recordo, mas obviamente que este, NãoSouEuéaOutra, era já um pseudónimo que vinha de longa data e resolvi naquela hora, assumir! Não me arrependo. Porque de facto ele traduz as várias facetas que correm nas veias, na pluralidade que sou. Quase podia parafrasear esta de Fernando Pessoa ao exclamar: “ Meu Deus, meu Deus, a quem assisto? Quantos sou? Quem é eu? O que é este intervalo que há entre mim e mim?
Na verdade todos nós somos uma miríade de eus, que se polarizam umas vezes e outras se reunificam. Ser um Eu, e somente esse eu, não me parece algo fácil de ser realizado nos nossos dias, e nem sei se alguma vez isso foi possível. Vejamos, temos um eu cibernauta; temos um eu social; temos um eu doméstico; temos um eu animal; temos um eu férias… e muito mais… tal como um eu religioso e um eu que desrespeita, tal como aquele que peca a semana toda e no Domingo corre a confessar os pecados, para voltar a cometê-los durante a semana.

A vantagem de Fernando Pessoa é que assumia os seus Eus e, dava voz, porque acorrentá-los é como votá-los à sombra e quanto mais a sombra cresce mais ela insiste em querer exprimir e, quando não o faz, dizem alguns, vira psicossomático. A consciência em FP era tal que ele dizia: “Hoje só me diverte o circo de domingo…Depois de amanhã serei outro…”.
A dificuldade da sociedade é a sua falta de capacidade/elasticidade em aceitar que um indivíduo possa ser uma série de quartos e denunciá-los/anunciá-los. No entanto, apesar de negar esta ''multi muitos''… que é exactamente o que ocorre, ele finge-se que não é assim!! Por isso se torna tão difícil descobrir a exemplo, um criminoso… só quando ele o pratica, o acto, é que todos exclamam, “mas ele era tão bem educado, uma gentileza de pessoa. Sempre pronta para ajudar o próximo.” As pessoas ficam aterradas perante os pormenores antes e depois das manifestações dos eus. Quem fala do criminoso, fala também daquele que se tornou uma celebridade. Antes, tinha um eu, que todos conheciam, mas a quem não se dava importância; até que um dia tornou-se famoso, porque participou de uma publicidade televisiva, e, heis que, quem não olhava para o sujeito porque não tinha importância ou outra coisa qualquer, agora, passaram a olhá-lo e até reverenciá-lo.
Como se pode ver a lista não termina, a lista eus e de eus… eus empacotados e alguns bem enrolados como uma casaca ou colete de força, igual e tão igual àquele que os loucos usam nos manicómios para não serem quem são.
Só me resta acabar esta dissertação com esta de FP: “Há muito tempo que não sou eu…” sou apenas uma Outra entre tantas Outras, mas nunca um EU.

Já agora, porque não terminar mesmo com este Outro Eu de FP, o Senhor Álvaro de Campos, heis:


«Arrumar a vida, pôr prateleiras na vontade e na ação.
Quero fazer isto agora, como sempre quis, com o mesmo resultado;
Mas que bom ter o propósito claro, firme só na clareza, de fazer qualquer coisa!
Vou fazer as malas para o Definitivo,
Organizar Álvaro de Campos,
E amanhã ficar na mesma coisa que antes de ontem — um antes de ontem que é sempre… Sorrio do conhecimento antecipado da coisa-nenhuma que serei.
Sorrio ao menos; sempre é alguma coisa o sorrir…
Produtos românticos, nós todos…
E se não fôssemos produtos românticos, se calhar não seríamos nada. »

Comments (3)

  1. do ser e da sua desfragmentação em seres outros e não/nunca ser. pessoa? tão-semente a esquizofrenia da escrita em grande angular.
    um abraço!

  2. saudade, NÉ. muita.
    ( mariah )

  3. Hoje dia da Poesia
    Um grande e terno abraço P.


    Beijos Beijos...

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...