Ligações Perigosas

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , | Posted on 13:52



" – Ligações Perigosas – "
Género: Cinema

Os fotogramas, acima, retirei de vídeos sobre o filme no youtube.


Visconde de Valmont – Pergunto-me frequentemente como chegaste a ser o que sois.

Marquesa de Merteuil – Não tive escolha, pois não? As mulheres têm de ser muito mais hábeis do que os homens. Podeis arruinar-nos a reputação e a vida com umas palavras bem escolhidas. Por isso, tive de criar não apenas a minha imagem… mas também vias de escape que ninguém havia concebido. E triunfei porque… sempre soube que nasci para dominar o vosso sexo e vingar o meu.

Visconde de Valmont – Sim, mas o que eu perguntei foi como.

Marquesa de Merteuil – Tinha 15 anos quando fui introduzida na sociedade. Já sabia que o papel a que estava condenada, calar-me e fazer o que me era ordenado, dava-me a grande oportunidade de ouvir e observar. Não o que me diziam, naturalmente desprovido de interesse, mas tudo o que tentavam esconder de mim.
Exercitei a indiferença. Aprendi a mostrar-me alegre debaixo da mesa. Espetei um garfo nas costas da mão. Tornei-me… perita em dissimular. Não procurava o prazer mas o conhecimento. Consultei o mais severo dos moralistas para aprender a posar. Filósofos, para saber discernir. Romancistas, para ver o que poderia aproveitar.
No final, reduzi tudo a um princípio maravilhosamente simples. Vencer ou morrer.

Visconde de Valmont – Então, sois infalível?

Marquesa de Merteuil – Se desejo um homem, tenho-o. Se o pretende divulgar, descobre que não pode. É esta a história toda.

Visconde de Valmont – Foi assim a nossa história?

Marquesa de Merteuil – Desejei-vos ainda antes de vos conhecer. O meu orgulho próprio exigia-o. Quando começastes a perseguir-me… desejei-vos loucamente. Foi a úrica vez que fui controlada pelo desejo. Um combate corpo a corpo.





Nota: Dangerous Liaisons, ou Ligações perigosas é um filme de 1988 dirigido por Stephen Frears e baseado em peça homônima de Christopher Hampton – baseada, por sua vez, no clássico da literatura francesa Les liaisons dangereuses, de Pierre Choderlos de Laclos.
Tendo Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer nos papéis principais do romance de Laclos – a Marquesa de Merteuil, o Visconde de Valmont e Madame de Tourvel, respectivamente – destacam-se no elenco Keanu Reeves, Uma Thurman e Swoosie Kurtz entre os coadjuvantes.
Ligações perigosas foi indicado para sete Oscar em 1989. – Fonte da nota retirada do Wikipédia.

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...