O Terceiro Cérebro do Ser Humano

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , | Posted on 08:41

( texto para revisar e reescrever e matéria para pensar e re-pensar!! )

« Segundo a ciência, o cérebro humano (homem e mulher) diminuiu. Em 30 mil anos encolheu, tal como uma bola de ténis. Dizem que esse facto se deveu à questão da sobrevivência, visto que com o crescimento das taxas de nascimento e a consequente formação da civilização em grupos, deixou de ser importante o desenvolvimento daquela. Assim, a sobrevivência, numa sociedade como a actual, que cresceu de tal forma, o homem não precisa de usar mais o seu lado de sobrevivente. O facto de viver em grupo, ter condições que lhe permitem se proteger e, ter já muitas estruturas preparadas para a sua vivência física e social, levou ao encolhimento cerebral. [ Isto coloca-me uma questão ambiental tremenda... em fase de um cataclismo global, o ser humano não terá condições físicas de sobreviver, visto que perdeu metade das capacidades de sobrevivência, à custa de uma área de conforto. É como se tivessem lhe retirado anti-corpos para fazer frente às bactérias e vírus. Diria que a civilização não é só benefícios - tal como a sociabilidade e instrução e industrialismo/capitalismo/consumismo (estes aparentemente, são como a Cinderela que não conhece a bruxa) -, também é malefícios - alimentação mortal, alienação, comodismo, escravatura... -. ]

Escrevo isto, porque encontrei um assunto interessante, um outro cérebro. Os neurónios fazem/constroem, segundo parece, o cérebro, e daí este terceiro, alberga maior quantidade de neurónios. Segundo os cientistas (medicina) é o último a fenecer. Sim, a Morrer este terceiro cérebro, o digestivo. Ora, se assim for, a inteligência alimentar define-nos muito daquilo que nos tornaremos. Ora, se no cérebro da cabeça, não alimentamos os neurónios com a alimentação própria para ele, não o desenvolvemos, independente da quantidade de neurónios que alberga; o mesmo se passa com o terceiro cérebro localizado no aparelho digestivo e intestinal. (Um cérebro enrolado à volta do tubo digestivo e do intestino.) Infelizmente este, presentemente, parece ter falhas e falta de muitas condições para enfrentar a Bulimia ocidental desencadeada pelas industrias alimentares e farmacêuticas... »

Veja a matéria aqui CLICAR PDF







Comments (1)

  1. Realmente o neanderthal era um cabeção. Tinha um cérebro bem suculento comparado ao qual o nosso é uma ameixa desidratada.

    Às vezes penso sobre esta atrofia na nossa inteligência para sobreviver. Se soltamos um animal doméstico na selva, ele ainda assim sobrevive, encontra o que comer, onde beber, onde dormir. Mas se soltamos um sujeito urbano, o coitado morre de fome. Que ridículo, morrer de fome na selva. O humano perdeu tanto esta inteligência que não sabe encontrar comida fora da geladeira.

    Quanto ao cérebro intestinal, creio que seja mais um dos nossos cérebros. Quiçá todo o corpo seja cerebral. E os hidus, que identificaram os chackras, já há milênios sabem um pouco disso.

    [kisses]

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...