The Soul Of a Man

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , , , , , , | Posted on 03:11



curtos textos ao acaso, sentenças de um roteiro imaginário


Ninguém me disse que a Alma poderia cantar por si só nas paisagens mais longínquas do coração humano. Ninguém me disse que a solidão não tinha palavras, apenas uma vastidão enorme de algo sem discrição. Ninguém me disse que em vez de poesias, poderia só escrever prosas. Narrativas solitárias, monólogos de garganta silenciosa e mente invadida.
Ninguém me disse, porque ninguém quis e quer dizer. Uma vergonha, uma injúria, um perjúrio, um engano… tudo o mais que engolfa os passos de uma vida. Não existem Ateus, Religiosos; Agnósticos, Gnósticos... o que na realidade existe são seres humanos com um quilo de farinha na cabeça. O retrato do mundo é por vezes caricato, aberrante, estranho, incomodo, inútil, estúpido. Talvez por isso é que para alguns a vida não tem valor nenhum. Apenas se levanta a espingarda e bum, pum!!! Na verdade não é a Vida em si, mas a vida desta terra, a vida do quotidiano tão apartada dos mistérios de deus, da voz de deus. – Não falo desse deus bíblico ou de qualquer outro deus escrito num livro pelos homens, inspirados ou não. –


Há na voz, cruzes de rendas. Tricotadas sob a luz baixa do candeeiro. Rezas de Maria Saia Curta e Lágrima Comprida. Há na voz, vozes muitas. Caladas e trancadas pela razão, pela honra, pela dignidade. As mãos também tem voz, a cada afago acorda o impulso da sensação. Para alguns incomoda, para outros é farta comida. Tudo tem voz, até no silêncio se semeia a semente. Os olhos, mais do que espelhos da alma, são mensageiros de pensamentos. Eles olham, até a mais pequena ruga não conseguem deixar de observar. Os olhos são chamamentos de imagens, mas a Mente, também é um grande olho, quando aqueles fecham. Onde está o real; qual é o mais real??


Há vozes, amasso de pão. Amassados sob as mãos calejadas de uma vida já corrida. Benze-se para afastar demónios. Há quem acredite que o pão esconda os demónios daquele que o amassa. Cada amassada, um demónio se deita na massa. É assim que, aquele que come, engole todos os demónios de quem amassou. Há que acreditar, que a invisibilidade das coisas é mais real do que o pão enquanto matéria concreta aos sentidos imediatos. Para entender melhor, dizem que tudo é energia!! Assim os demónios circulam, nunca morrem, porque alguém os come e os conserva. Até que um dia, alguém os come com Luz. Nesse dia, os demónios vão parir as sombras e se reconciliar. Todos são ‘’pagadores de promessas’’… aqueles que comem o pão!!


NãoSouEuéaOutra in ‘’curtos textos ao acaso, sentenças de um roteiro imaginário ‘’

Fotograma do filme '' The Soul Of a Man de Wim Wenders ''

Comments (3)

  1. http://www.youtube.com/watch?v=rdG618TMc5E

    Ah esse Cavaleiro Foragido....Procura-se

    rs

  2. O soul é a voz da alma, o lamento é blues. Há no pão nosso de todo dia um monte de promessas amassadas. abraço

  3. E a mim, engole-se-me a voz a cada texto ou poema seu...

    "Rezas de Maria saia curta e lágrima comprida" esta frase ficou-me gravada na retina!

    DIVA!

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...