Plutão em Capricórnio ♑

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in | Posted on 21:58




A ascensão das posturas conservadoras, algo que parecia impensável durante a época de planetas passando pelos libertários signos de Sagitário e Aquário simplesmente nos tomou de assalto, atualmente vivemos a ameaça real da ascensão de movimentos muito semelhantes ao fascismo. Outra coisa que choca é a reação despótica de diversos governantes que passaram a reprimir de forma violenta diversos movimentos e manifestações políticas mundo a fora. Tudo parece se enrijecer e se entrincheirar cada vez mais, a medida em que os dias avançam. Bem como o avanço sorrateiro do conservadorismo. Os reacionários desejam a volta dos "bons e velhos" tempos do ditadura, ou pior, do fascismo. Na verdade, pra eles o importante não é que seja bom, o importante é que seja velho.
E de repente o pessimismo toma conta do mundo e emagrece as economias criando crises e uma onda de desemprego assola a antes próspera Europa. Uma das palavras chaves usadas pra se descrever o signo de Capricórnio, "austeridade" de repente se transforma em palavra de ordem. Rigidez, autoritarismo, austeridade e mesquinharia são forças desejosas de crescer e dominar as mentes das pessoas no momento atual. Felizmente , há reação, e uma reação a altura. Estamos simultaneamente com Urano em Áries, batendo de frente com plutão em Capricórnio neste momento. 
 
Basicamente, Plutão em Capricórnio representa uma ameaça ao poder estabelecido. Ele estremece, exatamente como num terremoto. O movimento reacionário é uma consequência natural, uma reação ao estremecimento. Da mesma forma que Plutão em sagitário levava ao fanatismo e ao cúmulo do consumismo, Plutão em Capricórnio também leva a reações extremas e neste caso ele se vale do que existe de mais mesquinho e conservador tanto nesses que detém o poder quanto em pessoas normais que se veem ameaçada pelo "ruir" que se avizinha. O ruir de alguma coisa se aproxima, já se ouve as rachaduras de todo um sistema que quase não se sustenta mais sobre suas pernas. Mas não é em Capricórnio que o sistema, ou seja la o que tem que "ruir" cai. Isso só acontece quando Plutão chega em Aquário. Aquário é o desmoronamento propriamente. É a perda total do controle. E nesse ínterim são as massas que passam pela transformação e pela convulsão, para o bem e para o mal também.  
Uma das coisas mais importantes associáveis ao signo de Capricórnio é o patriarcado, Capricórnio é um signo fálico por excelência. Ele simboliza o local mais alto, numa alusão clara a ideia de poder numa estrutura de mundo patriarcal. O signo oposto, Câncer, é o matriarcado, onde sobrevivência fala mais alto do que deter poder ou controle. Assim Capricórnio também fala diretamente acerca de diversas questões de gênero, e principalmente sobre a opressão do masculino sobre o feminino. Plutão em Capricórnio é também um processos transformativo nessas estruturas, muito lento, mas que tem o potencial de elevar as relações de gênero a um novo patamar. Desde 2008 o feminismo e as batalhas por igualdade de gêneros, inclusive por direitos iguais dos casais homossexuais tem ganhado um foco no mundo, e finalmente seus opositores tem se erguidos também, exibindo toda sua fúria reacionária. Mas é o espectro reacionário quem afunda com plutão em capricórnio, na medida em que passamos do estágio capricorniano pro aquariano. Ao final do trânsito, as relações de gênero estarão em outro nível, e torço eu, num nível que coloque cada vez mais homens e mulheres em posição de igualdade.
A reação é o medo do caos, o medo das consequências da queda, porque a queda tem consequências boas e ruins, e as ruins afetam a todos, não somente os que lutavam pela manutenção da estrutura. O que se ganha em liberdade, se ganha em caos e instabilidade. Portanto enquanto Plutão permanecer em Capricórnio haverá uma força invencível lutando ferrenhamente contra o tal "desmoronamento", por mais inevitável que ele seja. Neste cenário vemos a manifestação de Urano em Áries realizando um desafio a esse plutão, ameaçando derrubar tudo antes da hora, ameaçando expor a podridão do mundo, ameaçando instaurar o caos e a loucura se for necessário. É aí que as coisas enrijecem de forma cada vez mais descontrolada. Infelizmente, o conservadorismo e o sentimento de opressão vão num crescendo até o final de Plutão em Capricórnio. E infelizmente Urano deixa Áries antes disso. Ao final do trânsito de urano em Áries (ou mesmo antes, ao final da orbe de quadratura) fica bem claro isso e de novo volta a imperar a austeridade e o conservadorismo, sem grandes reações. E estes crescem até se tornarem insuportáveis, até que espontaneamente tudo exploda, até que finalmente Plutão entre em Aquário. O que não necessariamente será algo bom! Sem dúvida será libertador, mas como signo de saturno, aquário também traz um certo peso.  
 
O que está em ameaça não é somente quem controla e detém o poder, mas principalmente, todo um sistema que tem governado a lógica, a ordem e tem dado sentido a vida a dezenas de anos. De certa forma, Plutão em Capricórnio é também a luta pela sobrevivência desses sistema, uma luta em vão porque a mudança é inexorável e não está relacionada somente com o ingresso de Plutão em Aquário. Entra jogo o que é representado pelo grande ciclo entre Júpiter e Saturno, que está prestes a passar por uma virada. Desde os anos 80 estamos na fase de transição, porque a mais de 200 anos as conjunções entre júpiter e saturno tem ocorrido em signos de terra, a marca da revolução industrial, uma revolução na produção e no consumo. Em 1981 a conjunção de Júpiter e saturno ocorreu pela primeira vez num signo de ar, Libra. Mas em 2000 a conjunção voltou a ocorrer em signos de terra, a ultima neste elemento, em Touro. A próxima que está pra ocorrer em 2020 vai acontecer em aquário, e logo depois é plutão quem entra em aquário consolidando um novo movimento que vai ditar novas regras para os próximos 200 anos, quando todas as próximas conjunções de Júpiter e Saturno se darão em signos aéreos: Aquário, Libra e Gêmeos.  
De 2020 em diante a marca vai ser do elemento ar, que rege a coletividade, o pensamento, a inovação e a renovação. Épocas anteriores marcadas pelo elemento ar foram marcadas pela queda de grandes impérios, mas trata-se de um processo muito lento. A queda do Império Romano ocorreu numa fase de conjunções em signos de ar, e o fim da idade média (com a grande crise humanitária europeia do século 14) também aconteceu numa fase de conjunções em signos de ar, e estamos prestes a entrar novamente neste processo.
Até la veremos resistência, mas quanto maior a resistência, maior é a força de reação que é gerada em resposta, num ciclo infinito que só termina finalmente com a quebra das estruturas. Só que também não adianta esperar que tudo caia de uma vez com Aquário, porque até se completar o trânsito por este outro signo vão mais de 20 anos. As mudanças que estamos vendo agora são irreversíveis mas a escalada conservadora é irresistível e ela só vai parar quando a quebra finalmente se iniciar com aquário. E Plutão em Capricórnio portanto se resume a isso: temor e tremor; O ponto alto do trânsito de Plutão em Capricórnio será no terceiro decanato, entre 2018 e 2022, com saturno passando por entre Capricórnio e Aquário. Vale lembrar que a independência dos Estados Unidos da América tem Plutão aos 27° de Capricórnio. A China atual  tem ascendente e lua nos primeiros graus de Aquário. Os dois grandes protagonistas da atualidade e motores do sistema que nos governa ainda não tremeram o suficiente.  

Ler na Integra: Link
 

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...