Estrogénio 4

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 16:48

Estradiol

Os estrogénios ou hormonas estrogénicas são conhecidas como as hormonas femininas, isto porque estas se encontram em maior numero em mulheres que em homens. Estas moléculas estão directamente relacionadas com o crescimento, desenvolvimento e comportamento (na puberdade) do homem, são também responsáveis pela regulação no ciclo reprodutivo (menstruação e gravidez) e afectam muitas outras partes do corpo humano tais como, ossos, pele, cérebro e etc..


O Estradiol é a molécula mais abundante e mais potente das hormonas estrogénicas.

Dos estudos de hoje, os cientistas definem estrogénios como o material que estimula o crescimento de tecidos, devido a:
- Promoção da proliferação das células (síntese do DNA e divisão celular) nos órgãos sexuais femininos (útero e peito).
- Promoção do aumento do tamanho das células, como ocorre no peito feminino e nos músculos masculinos durante a puberdade.
- Iniciador da síntese de proteínas especificas.

Os estrogénios induzem tumores em animais de laboratórios e estão associados com o cancro da mama e do útero em humanos.Em relação ao papel que os estrogénios têm no desenvolvimento do cancro, podemos observar a formação dos aductos de DNA pelos metabolitos estrogénicos electrofilicos reactivos e a formação de espécies de oxigénios reactivos devido aos estrogénios, o que leva a alterações indirectas do DNA, por acção desses agentes oxidantes.

Assim, temos um DNA geneticamente e genomicamente mutante devido aos estrogénios. Há vários tipos de alterações indirectas do DNA:

-Alterações que são causadas pela indução oxidante dos estrogénios, tais como as bases de DNA oxidadas e quebra das cadeias de DNA.

- Formação de aductos de DNA devido a aldeídos reactivos, que provém de lípidos hidroperóxidos.

O Estradiol e os seus estrogénios sintéticos, também induzem a alterações numéricas estruturais dos cromossomas e muitos tipos de mutações génicas nas células, quer em meios de cultura, quer in vivo.

Nesta sociedade está provado que as causas de muitos do tipos de cancros, especialmente o da mama, do endómetrio, do fígado, dos ovários e da próstata, estão directamente ligados com a exposição inadequada ou/e prolongada de hormonas endógenas ou sintéticas estrogénicas, porque aumenta a proliferação celular devida aos estrogénios, o que leva ao aumento da probabilidade de mutações ocorrerem durante a síntese de DNA. Deste modo, podemos concluir que os estrogénios e as hormonas naturais, como o Estradiol, devem ser consideradas como cancerígenas e geneticamente tóxicas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...