Estrogénio 2

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , | Posted on 16:24

Metabolismo do estrogénio

O metabolismo do estrogénio no interior do organismo é um assunto complexo. O estrogénio é desintoxicado ou eliminado através da fase 1 e dois caminhos específicos da fase 2: a sulfação e a glucuronidação (fase 1 e 2 referidas anteriormente). A sulfação envolve conjugação do estrogénio com sulfato e a glucuronidação refere-se à ligação do estrogénio com glucuronida. A sulfação e a glucuronidação também processam outras toxinas. Se a fase 1 está com baixa actividade, vamos ter mais estrogénio retido na circulação. Se a fase 1 estiver com uma actividade normal ou até exagerada e a fase 2 estiver lenta, vamos ter mais formas carcinogénicas do estrogénio a permanecerem na circulação.
Uma vez que o estrogénio é processado na fase 2, é excretado na bílis e na urina. A bílis passa pelos intestinos para eliminação pelas fezes. Há uma enzima no organismo chamada beta-glucuronidase. Quando a actividade desta enzima é elevada, resulta na libertação de muito estrogénio e toxinas, que podem depois voltar à circulação pelo corpo. Beta-glucuronidase também aumenta a carcinogenicidade de certos compostos. Esta enzima é estimulada por ingerirmos carne e gordura animal e é suprimida se consumirmos fibras. Há também um suplemento chamado calcium D-glucarato, que não só inibe a beta-glucuronidase, mas também aumenta a actividade da via da glucuronidação da fase 2, conseguindo-se que mais estrogénio e toxinas sejam eliminados do corpo. O calcium D-glucarato tem sido encontrado em organismos animais para diminuir os níveis de estradiol e inibir a iniciação, promoção e progressão de cancro. Mesmo depois da exposição ao cancro, verificou-se que o calcium D-glucarato diminui a formação de cancro da mama. É importante compreender que é o glucarato, e não o cálcio, o responsável por estes efeitos. O calcium D-glucarato é um suplemento relevante na prevenção do cancro da mama.

Muitos outros compostos estão envolvidos na desintoxicação e eliminação do estrogénio: muitos minerais, vitaminas, ácidos gordos, aminoácidos, carbohidratos e vários fitonutrientes, incluindo os que se encontram nos vegetais crucíferos. Por esta razão, é importante consumir muitos bróculos, couve-flôr e couves.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...