Alimentação Equilibrada

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 18:03



Peixe + brócolis


O Benefício: com essa mistura, você pode dar um soco duplo no câncer.

A Ciência: truta e atum contêm selênio, mineral que aumenta os níveis de tioredoxina redutase (TR-1), uma enzima que tem forte atuação contra o câncer. Brócolis, por sua vez, são ricos em sulforafane, composto fitoquímico que potencializa a ação da TR-1. Quando pesquisadores britânicos combinaram esses dois nutrientes, eles notaram que essa parceria foi 13 vezes mais efetiva na desaceleração do crescimento das células cancerosas do que cada um deles individualmente. Os cientistas acreditam que, como a concentração de selênio aumenta nas células, a capacidade do sulforafane de elevar a TR-1 também aumenta.

Conselho de amigo: coma carne com vegetais regularmente. Não só peixe como carne vermelha, peito de peru, castanha-dopará e cogumelos são excelentes fontes de selênio. E vegetais como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho estão carregados de sulforafane.





Molho de tomate + Abacate


O Benefício: sua idéia de comida saudável está prestes a ficar mais saborosa.

A Ciência: vegetais brilhantes e de colorido vivo - como os usados nas saladas, no vinagrete e nos molhos de tomate - são ricos em carotenóides, pigmentos vegetais que reduzem o risco de câncer, doenças cardíacas e catarata. Mas agora um quase segredo: para obter o benefício completo desses combatentes de doenças, você precisa ingeri-los com gordura. De fato, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio (EUA) descobriram que pessoas que comem salada coberta com meio abacate absorvem de cinco a dez vezes mais betacaroteno e luteína - carotenóides encontrados na cenoura e no espinafre respectivamente - do que aquelas que consomem a salada sem a gordura da fruta. Da mesma forma, comer abacate com molho de tomate ou vinagrete potencializa em até cinco vezes a absorção de licopeno, carotenóide do tomate que protege a próstata. "Ácidos graxos são necessários para ajudar os carotenóides a se dissolver no intestino", diz o coordenador do estudo, Steve Schwartz. "Esses lipídios são também essenciais na formação de lipoproteínas, que transportam os carotenóides para a corrente sanguínea."

Conselho de amigo: a qualquer hora que saborear um pratão de vegetais coloridos, sejam crus ou cozidos, acrescente um pouco de gordura. Mas não precisa ser só a do abacate. Cerca de 50 gramas de queijo, um pouquinho de manteiga ou um fio de azeite de oliva têm o mesmo efeito, segundo Schwartz.

(imagens - Google)

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...