Portugal e o Culto da Mãe

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , , , | Posted on 19:23



Portugal e o Culto da Mãe

- texto em avulso... por revisar, e escrito sem juízo ( quer dizer, incoerente ) -

Esta terra à beira - mar plantada, ao qual se deu o nome de Portugal, foi criada sob o endeusamento da Deusa Mãe, Nossa Senhora, Virgem Maria. Portugal é um Filho da Mãe e não do Pai. O Culto assim o dita. Ao que parece, estamos esquecendo deste pormenor, que sem esta protecção não teríamos este pequeno pedaço de Terra que tem como janela um extenso e profundo mar que permite-nos sonhar e conquistar! Portugal é uma terra de mulheres airosas, que estão perdendo a sua força e a sua identidade. Estão deixando cair a nódoa no pano vergonhosamente.  Uma Terra que, em essência é uma Filha da Mãe por dádiva, e portanto, não pode nascer de um Pai e não pode ser por ele instruída e protegida!
Maria, Nossa Senhora, sempre foi uma eximia protectora. O Afonsinho, reizinho de Portugal, era obcecado por ela... dela dependeu a cura das suas perninhas doentes, e por ela se doou, e todos os seus soldados que morriam em luta frente aos inimigos eram considerados mártires e doados à Nossa Senhora. Portanto, ao Ventre voltariam. Se um Guerreiro tinha esta consciência e conquistou Portugal, digam-me onde foi parar esta Fé à Grande Mãe? Os Homens veneravam-na, e em nome de vitórias consagravam-na a ela, como a Protectora Máxima!!
O nosso Primeiro Rei, D. Afonso Henriques, ao longo das suas conquistas desde o Norte ao Sul, foi mandando construir igrejas dedicadas em exclusivo à Virgem, à Deusa Mãe, Nossa Senhora. Não ao Cristo. As Igrejas tinham como símbolo a Grande Rainha, a Nossa Senhora, a Mãe de Jesus... era ela a força por detrás das vitórias, de outra forma os Guerreiros não teriam mandado construir tanta Igreja...  era ela a Mãe,  e sem ela,  Jesus - o homem santo que virou O Cristo -  nem teria nascido!! Era ela que na sua gene, trazia a Palavra, o Verbo que o filho seguiu da melhor forma que conseguiu, pela oração intensa antes das batalhas!

Veja-se que, não havia uma aspiração ou reza tão forte dirigida a um Santo, a Cristo... era, danadamente, à Nossa Senhora, e daí tanta igreja construída por todo o Portugal. À conta da Nossa Senhora. Uma guerra na terra vizinha, e lá ia o pedido à Nossa Senhora e em nome do feito, uma Igreja com a Senhora lá no Altar e com o seu nome!!! - Estou a repetir vezes sem conta, mas é para memorizar! -

Outro facto, sem o povo, estas igrejas não teriam sido construídas, mão a mão... não há  memorial dos seus nomes, mas estão em cada pedra erguida, em cada porta levantada; em cada vitral... o sangue destas almas estão lá embebidos de esforço e atenção;  esses pedreiros, carpinteiros que construíram esses mosteiros e abadias e ermidas e capelas e igrejas ao longo dos séculos vivem no subconsciente de todas elas, e em última análise a existência pertence a eles, e nós somos apenas testemunhas do magnifico que construíram de sol a sol... -.
Nenhum deles foi a enterrar entre estas paredes, apenas reis, condes e gente excelentíssima em alguma coisa, que era considerada ou estimada por estas monarquias quase sempre absolutistas. 

14 de Agosto ou 15 de Agosto representa um feriado, Santa Maria de Agosto, e neste dia ganhou-se contra a ''Crise que Portugal'' de então atravessava, em 1385 em Aljubarrota. Foram, 35 mil soldados de Castela contra 7 mil soldados Portugueses, e,  estes últimos ganharam, sob o comando de Nuno Alvares Pereira.  Portanto, tirem esse feriado (quase uma desonra ao passado), e a Crise nunca mais se manda desta Terra. Não é uma questão de superstição, é uma questão sábia!! Afinal, a Mão de Nossa Senhora, ali estava numa das suas representações, a Santa Maria de Agosto. Nuno Alvares Pereira estará às voltas dentro do caixão, com a ausência deste feriado!!! É preciso apagar a memória...  Mas quem,  mais voltas, estará a dar no caixão celeste, é a Grande Mãe!!!

Portugal, viveu de adoração à Nossa Virgem, Deusa mãe...  todos os Reis, falam por si... era com ela que o coração dialogava; era nela que depositavam a sua força e a sua paixão, a sua promessa e honra e, raramente ela faltou... e, eles sempre cumpriram com a palavra, « aí vai mais uma Igrejinha, em vez de uma cervejazinha!! »... Eram dependentes do seu desígnio e por cada conquista pagavam as suas promessas, deixando o seu nome erguido em pedra e sobre pedra!!! As igrejas representavam a Mãe... tudo em nome da Mãe!! Não de um Pai!!!

Além disso, quando se trata de aparições neste país, é sempre a Nossa Senhora!!! Nunca é o Nosso Senhor!!!!!! Isto é um caso para uma investigação bastante séria. Ou será que as gerações actuais, só mastigam chicletes?

Foi a Maria, a Virgem que ''assegurou a Independência de Portugal'' através dos homens, que com o seu esforço e estratégia, e que devotaram-se a ela. Não foi a Mulher, a Mãe que se devotou ao homem, e sim o contrário, eles se devotaram a troco de vitórias... o povo, os artistas, também se devotaram ( a mando e em nome de um ideal) a construir pedra a pedra as igrejas, a mando destes homens ditos nobres - esses tais que ficaram anónimos mas que sobrevivem na arquitectura, tornando-se imortais até à erosão do tempo sobre as pedras, afinal é o sangue dos seus esforços que permitiu a construção desses santuários. - ...

No meio disto, as mulheres, desde o primeiro Rei de Portugal, o Afonsinho... a quem elas se devotaram de facto??? Terão rezado tão ferozmente como os Reis ansiosos pelas conquistas e, que em nome das vitórias ergueram essas igrejas? O que elas, as mulheres, ergueram? O que elas fizeram? A quem se devotaram, porque não vejo uma obra... à excepção de D. Maria I que mandou construir aquelas estátuas com deusas à sua volta, personificando-as com diversos elementos...


Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...