Ensaios - Arte

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 17:24

 
 
 
 
A ARTE, não existe. Não existe nos termos racionais que queremos defini-la. A Arte, sub – entende que ela é filha de um tempo e de um espaço muito seu. É Eterna, menina, mulher e anciã. Ela, apenas vai nascendo e o artista moldando-se à sua expressão … sem nunca perder a sua força, a sua essência. A Arte é indissociável da Criação. Definir Criação é corromper a própria força da gestação. Sempre que começamos a querer definições, entramos no campo da falta de comunicação.
Criar e gerar é despertar e, nesse sentido não nos podemos ater a definições rígidas e racionais. Tudo o que é definido, não é Arte. O definito/definido está limitado, falta-lhe uma asa ou uma dimensão para além de...!! A arte para ser Arte, tem de ter obviamente as duas asas. Porque é o voo que permite fazer sobressair a sua expressão sem estigmatizá-la.
Uma linha num plano vazio, com uma determinada configuração pode despertar todo um sentido de nascimento que não estávamos à espera. E isso é Arte, provavelmente. Está ali e expressa-se e não se sabe como. Apenas acontece! Não é domável e não é parente do excesso de razão. É sabido que o academismo mata a Arte. Corta-se a fonte, embora não queira dizer que não ofereça uma grande bagagem intelectual cheia de ismos, nicas, éticas, logias. Concerteza que a maioria dos artistas, os verdadeiros, cuja chama sopra mais alto, levaram uma vida para encontrarem a ‘’criança’’ dentro de si, aquela que permite criar por fora de tudo e contra tudo. Anseiam a morte do academismo, que é o excesso de razão e de automatismos e ‘formatismos’. Porque nele, há algo que falha redondamente, que é o respeito pela individualidade e capacidade de cada um. O verdadeiro Artista é adverso ao rebanho.

Para criarmos, temos de encontrar o nosso próprio espaço. Um espaço interno, ausente dos e de outros. Porque a Arte, implica ir a lugares onde não se vai. É um diálogo com a Vida, o Universo – Deus. Por isso muitas vezes criar, entrar em contacto com a própria essência é um desafio e que pode assustar em determinadas fases até ao surgir da Obra num todo que lhe é próprio. A Arte não tem regras, as regras que o homem estipula como faz com as Leis.

NãoSouEuéaOutra in  ‘’ensaios sobre a Arte… uma mão no pensamento e o resto na emoção’’



Comments (2)

  1. Vim visitar minha grande amiga e admirar a sua arte, de escrever MUIIIIIIIITO.....e escrever MUIIIIIIIIIIIITO BEMMMM....
    Fico aqui, o tempo necessário....para poder me deliciar com tudo o que escreve....
    Voltarei...ainda mais....
    Agora o camigo eu descobri, pois havia sido bloqueado....
    Coisas da Net... nem dicuto mais....rsrsrs
    beijossss minha linda!!!

    Marilis

  2. A arte e o artista são como a eterna história do ovo e da galinha!

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...