Camille Claudel forçada à loucura

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in | Posted on 19:36




(...) a visão da superfície, é apenas ácido atirado aos olhos, para não se ver o fundo. no fundo reside a verdadeira intenção do jogo de cada um. há quem tem acesso, e pela má intenção, conspurca a possibilidade de alguém poder voar. quem gosta de ser chamado de ganancioso? para um ganancioso sobreviver e vencer é preciso matar aquelas asas. e por isso morre alguém ingratamente, porque dois não podem voar! isto, que aqui acabei de escrever, está escrito na lápide de pedra do velho mundo castrador , ditado por homens e suas leis e moralidades. (...)


« há pessoas (rodin) com capacidade de arrancar das entranhas (camille) o poder da alma e entregar o corpo ao desbarato. alma vampirizada, ainda que extasiada de amor, que por certo teve um fio condutor que soube ser utilizado de forma invertida ( por rodin), apaga qualquer pessoa (camille) por mais inteligente e genial que seja. o que de facto incomodava nessa jovem mulher? o ferver de um génio oculto, ou o facto de ser Mulher, tendo em conta a época!?? é preciso avançar mais sobre esse paradigma chamado Camille Claudel, para lá da suposta loucura. »

« deve-se ultrapassar a pessoa de rodin, e perceber a intenção certeira do seu desejo e, a capacidade de destruição com algum egoísmo! nele habitava um génio de ganancia, também! não teria rodin, querido toda a projecção sobre ele? a obra toda para ele? paul, irmão daquela, camille, não teria também um papel excessivamente rudimentar, como pessoa básica/humana? um génio feminino, no seio de uma época essencialmente conservadora, dominada pelo patriarcal... seria normal (?), uma mulher, exigir o amor, ser uma força no panorama social através da sua obra e só por si mesma? vale apena pensar, antes de dizer que: enlouqueceu por amor, camille claudel!! »

NãoSouEuéaOutra in «divagações perante mulheres que poderiam ser mais que os homens que ''as amaram'' e elas amaram, e, que lhes roubaram o sopro...»

Comments (5)

  1. Algumas mulheres quando chegaram a viuvez viraram do avesso ou mostraram a face verdadeira, do autoritarismo contido, sabemos através da história do mundo. Mães que viraram seres perversos, um ódio anormal diante de anos de casamento, ''reclusão''...outras escreveram lindas palavras como Cora, Coralina, outras desperdiçaram ou desperdiçam seu tempo como 'generais' em suas casas e pela vida...Sabe de quem falo, não? Mulheres sem domínio de sentimentos mais nobres...mas o ódio de nunca ter sido nada sofre a vida inteira por querer ser e até o fim não aceita sua pequenez, sua sub-condição de não ser inteligente ou amada esmagando tudo a frente com maldade...ou seja, a psicopatia é exacerbada.

    Bem quanto a Camille , veio a minha memória, sobre o filme de P.Picasso, sua mulher foi proibida de vender seus próprios quadros e passou boa parte na oficina de seu amante pintando e fazendo cerâmicas. O acabamento final? a assinatura do outro, assim me pareceu no filme...Uma guerra com um morto: a mulher. Sempre a mulher morta pelos cristãos, pelos homens, pelo falo, pela história...até Madalena que seria a 13° discípulo...o ano teria 13 meses...13 o numero da sorte ou seria mesmo o azar? Inacreditável...

  2. http://youtu.be/1Ylb3Xahjnw

    PRA VC...BJUS

  3. O talento e o fim trágico sempre atraem a nossa atenção!

  4. Já assistisses o filme da Camille? É dilacerante.

  5. a loucura é o estado natural do homem. porque a combate toda a vida, o homem encontra momentos de lucidez mascarada. o amor [entre outros delírios] é apenas o antídoto dos deuses para nos restituir mais rapidamente ao estado original.
    beijos!

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...